sábado, 4 de Maio de 2024  02:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2008

Nasceu há 100 anos pela mão da família Seabra de Castro


Anadia - Santa Casa de Anadia celebra 1.º centenário

A Santa Casa de Misericórdia de Anadia celebra, no próximo dia 8, cem anos de existência. Cem anos traduzidos num longo caminho feito de dificuldades várias, (sobretudo financeiras) mas que a tornaram num exemplo de bem fazer.

Actualmente é dirigida pelo provedor Carlos Matos (10.º provedor) que, há já 14 anos, dirige a instituição. Mas, contas feitas, Carlos Matos está ligado à instituição vai para mais de quatro décadas. Fala dela com conhecimento de causa. Por isso confessa que são cem anos de muita actividade, sobretudo junto das faixas etárias mais carenciadas.

Foi a partir da década de 80 que a instituição desenvolveu a área social. Esta sofreu um grande impulso, prestando presentemente assistência a várias centenas de utentes. Conta, para isso, com cerca de 115 funcionários que pesam no orçamento da instituição. "Somos, de longe, na área social, um dos maiores empregadores do concelho", revela o provedor. Uma situação que representa um peso muito grande na gestão da Santa Casa, cerca de 60% dos custos. Com um orçamento a rondar os dois milhões de euros, a Santa Casa de Anadia conta com cerca de 460 utentes (202 crianças, 69 jovens e 189 idosos), distribuídos pelas valências de Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche, Jardim-de-Infância e ATL.

Carlos Matos sublinha a importância do trabalho social, sobretudo junto das famílias mais carenciadas, reconhecendo ainda que, nos dias de hoje, nota-se claramente o agravar das dificuldades financeiras dos agregados familiares. "Nota-se a dificuldade que algumas famílias têm em pagar as mensalidades", dando conta ainda que, devido aos baixos rendimentos dos agregados familiares, "muitas não pagam nada".

Obras de vulto. Neste momento, a instituição tem em curso uma obra de vulto - a remodelação do Lar José Luciano de Castro, frequentado por 37 utentes. As obras de remodelação começaram em 2007 e estão a ser feitas por administração directa, só com verbas da instituição. Uma obra difícil, uma vez que o edifício tem mais de 50 anos, situação agravada pelo facto de ali residirem 37 utentes. A obra, que poderá ficar concluída no primeiro trimestre de 2009 vai, no final, criar mais nove camas, passando a ser 46 no total.

Uma melhoria que o provedor considera urgente até porque reconhece que a terceira idade é uma das faixas etárias mais problemáticas e com grandes carências.

"Temos cada vez mais, idosos mais dependentes e os lares estão a transformar-se em Unidades de Cuidados Continuados, sem o serem e sem serem comparticipados como tal", reconhece Carlos Matos. Contudo, admite também que este alargamento de camas não passa de uma gota no imenso oceano de necessidades: "temos uma longa lista de espera com mais de 100 pedidos para a valência de lar".

A instituição prepara-se ainda para avançar com a remodelação da cozinha do Complexo Seabra de Castro. Uma obra há muito desejada, já que o espaço, com mais de 20 anos, está completamente desajustado nas necessidades actuais. "Vamos ali gastar mais de 200 mil euros e fomos contemplados com um subsídio que não vai além dos 45 mil", refere, admitindo que "também este será mais um dos enormes esforços que a Santa Casa vai fazer em 2009", já que a prioridade "é dotar todos os equipamentos de condições de conforto e comodidade para utentes e funcionários", diz.

Comemorações. A comemoração do centenário será simples já que os meios financeiros são escassos. Mesmo assim, o provedor sublinha que as comemorações estão voltadas para a grande família das Misericórdias. A comemoração conta ainda com a apresentação e lançamento da obra "100 anos de vida da Misericórdia de Anadia", compilado pelo irmão Carlos Alegre. O evento, no dia 8, conta com o seguinte programa: 10h - Missa na capela S.Sebastião; 11h30 - Sessão solene no Cine-teatro; 13h - Almoço na Adega Campolargo. Paralelamente a Misericórdia, no âmbito das comemorações, fez a edição de quatro selos que já estão a ser utilizados.

CC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®